plano de internet

Plano de Internet: Saiba como escolher o melhor para você!

O número de operadoras de celular que operam no Brasil hoje é alto, assim como são variados os tipos de pacotes oferecidos por cada uma delas. Essa diversidade pode ser positiva por apresentar opções ao consumidor; por outro lado, pode ser prejudicial pela dificuldade na escolha, por exemplo, do melhor plano de internet móvel.

Embora o celular tenha sido lançado com o intuito de permitir a comunicação à distância por meio de ligações sem fio e em qualquer lugar, atualmente eles são ferramentas que oferecem inúmeras opções ao consumidor, sendo uma das principais o acesso à internet. A grande maioria dos aplicativos acessados pelo celular, aliás, demandam que o usuário esteja conectado à rede.

Dessa maneira separamos algumas informações importantes sobre os principais planos oferecidos pelas operadoras hoje e também para auxiliar a analisar a sua demanda de consumo.

plano de internet

A TIM possui aparelhos com o valor parcelado com o plano! Veja mais em https://maistim.com.br!

Principais operadoras que atuam no Brasil

Atualmente operam no Brasil as seguintes operadoras: Oi, Tim, Claro, Vivo, Nextel e Porto Seguro.

As quatro primeiras são responsáveis por dar cobertura de celular e internet móvel na maior parte do território brasileiro, sendo que cada uma delas está presente em mais de 3 mil municípios.

As duas últimas, contudo, são menos abrangentes. Até pouco tempo atrás a Nextel cobria apenas 410 cidades brasileiras. Por outro lado, a Porto Seguro é ainda mais restrita, pois está presente em apenas algumas áreas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo cobertura apenas para DDD 11, 12, 13, 19 e 21.

Além de saber quais são os locais de cobertura de cada operadora para analisar se ela abrange a localidade em que você reside, também é necessário ter em mente a necessidade de viagens, para onde elas são mais freqüentes e como é possível manter a conexão mesmo durante deslocamentos.

Outro ponto que é importante para o consumidor é em relação ao seu consumo pessoal mensal, o que é crucial para a escolha planejada e cuidadosa de um novo plano de internet móvel.

Assim, lembre-se de analisar sua fatura de internet móvel ou, ainda, de buscar os dados de consumo mensal para entender qual a sua demanda e qual o melhor plano de celular para você.

Antes de vermos quais são os melhores pacotes de internet móvel hoje oferecidos no Brasil, é importante compreender quais são os tipos de planos de celular com conexão à internet. Confira abaixo.

Planos de celular com internet móvel: Quais são?

1.  Controle

O primeiro tipo de plano de celular que inclui internet móvel, o plano controle, é também o mais barato dentre os oferecidos pelas operadoras. O consumidor pré-contrata um pacote de dados que também inclui minutos para ligação (gratuita ou com valor reduzido). Ao consumidor todo o plano, ele é bloqueado.

2.  Pós-Pago

Diferentemente do pacote anterior em que o plano de internet é limitado conforme a contratação prévia, quando o celular for pós-pago ele primeiro consome e depois paga. Ou seja, não há limitação de uso.

Geralmente esse tipo de plano é mais indicado para famílias ou, ainda, pessoas com demanda maior de dados. Contudo, é necessário atenção, pois o descontrole no uso da internet móvel e demais funções pode trazer surpresas desagradáveis na conta de consumo.

3.  Pré-Pago

Esse tipo de celular demanda que sejam depositados créditos para o uso. Assim, o usuário somente necessita pagar quando desejar usar as ferramentas de internet, ligações e mensagens do celular. Não há fatura ao final do mês e os gastos costumam ser limitados.

Esse tipo de plano é indicado para quem raramente se vale do plano de internet do celular.

4.  Planos especiais

Por fim, existem também os chamados planos especiais. Eles misturam características tanto dos pré-pagos quanto dos pós-pagos e pode ser diário, semanal ou mensal.

Melhores planos de internet móvel

Os melhores planos de internet móvel indicados para você serão aqueles que oferecem um pacote de dados compatível ao seu acesso fora do Wi-fi.

Portanto, caso seu consumo seja baixo não há porque investir em um pacote com muitos megas que sequer serão utilizados por você. Nesse caso um plano controle pode ser o mais indicado. Não esqueça, contudo, de analisar o pacote de internet em conjunto com outras necessidades como ligações e mensagens.

 Por outro lado, caso a demanda por internet seja alta, é possível encontrar diversos planos que oferecem grande capacidade de navegação e de velocidade. Eles são indicados principalmente para quem necessita realizar muitas viagens em razão do trabalho, por exemplo.

A escolha do melhor plano sempre dependerá do interesse e necessidade do consumidor, de forma que apenas o caso concreto é capaz de indicar qual o melhor para o seu celular. Além disso, é importante considerar, conforme brevemente citado, a área de cobertura da operadora desejada.

Com base no valor, área de cobertura e necessidade de consumo é possível escolher um plano que realmente atenda às suas necessidades.